São Domingos de Gusmão

  • São Domingos nasceu no ano de 1170, na pequena vila de Caleruega, atual Espanha. Pertencia a uma família muito católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana de Aza.

    Antes dele nascer, sua mãe, profundamente religiosa, teve um sonho misterioso: viu um cão que trazia na boca uma tocha acesa que irradiava uma grande luz sobre o mundo, assim como o cão é fiel ao dono, São Domingos seria fiel a Deus, e com a tocha acesa, incendiaria o mundo no amor de Deus.

    Domingos foi uma pessoa bondosa, alegre, falava sempre de Deus ou com Deus, tinha um coração repleto de misericórdia e se compadecia de seus semelhantes que sofriam com as misérias do corpo ou da alma. Sua vida foi dedicada ao Próximo e a Deus.

    Certa vez quando estudava teologia houve uma grande fome em sua região e muitas pessoas morriam por não ter o necessário para viver. Domingos surpreendeu a todos ao vender os pergaminhos caros usados nos estudos, para ter um pequeno fundo; e com ele alimentar os pobres e doentes. Domingos dizia: “Como posso estudar sobre peles mortas, enquanto os pobres morrem de fome?”

    Tornou-se sacerdote e durante uma viagem pode sentir de perto problema religioso de seu tempo, as heresias. Os pregadores hereges, chamados cátaros, com a força da palavra e com a vida inspirada no evangelho difundia doutrinas contrárias à fé cristã; muitas pessoas se deixavam influenciar e afastavam-se do cristianismo.

    Domingos funda então uma Ordem Religiosa e na simplicidade e pobreza dedicam-se à pregação do Evangelho. Antes já havia fundado um mosteiro para que as monjas rezassem pelo bom êxito da Missão dos pregadores que saíam a pregar de dois em dois.

    Domingos morreu no dia 6 de agosto de 1221, com apenas cinqüenta e um anos de idade e sua festa é comemorada em 8 de Agosto.