São José, Nosso Patrono

  • São José é um grande intercessor que temos diante de Deus, nossas primeiras irmãs o escolheram como Patrono de nossa Congregação pois é modelo de pessoa a ser seguida. A Sagrada Escritura nos conta que São José era um homem justo, temente a Deus e aceitou dar sua vida para criar e educar um filho que não era seu, pois Jesus era filho de Deus.

    Era um homem bom, compassivo e carinhoso, características de um justo. Quando soube da gravidez de Maria e não sendo seu o filho que ela esperava, planejou deixá-la silenciosamente para não a expor à vergonha e crueldade, porque naquela época as mulheres acusadas de adultério eram apedrejadas até a morte (Mt 19, 20). Esse fato revela um traço divino em São José: “a misericórdia”, virtude que também somos chamadas a viver como ponto central em nosso dia a dia pelo carisma que assumimos.

    José era carpinteiro (Mt 13, 55) e pobre, quando foi levar Jesus ao templo para ser circuncidado, ofereceu como sacrifício um par de rolas, permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro (Lc 2,24). Foi um homem de fé e obediente, sempre pronto a atender o apelo de Deus.

    Diariamente somos interpeladas a ouvir e acolher os apelos de Deus em nossa vida nas diferentes formas em que ele se manifesta a nós, seja na missão, na comunidade, nos clamores da realidade.

    Sua dedicação à família de Nazaré é exemplo para ser seguido por todos os cristãos. São José nós te pedimos: olhai por todas as famílias, que reine em todas elas o amor, a concórdia e o diálogo. Que elas sejam uma pequena comunidade à exemplo da família de Nazaré.