Etapas de Formação

  • Acolhimento pelo Serviço de Animação Vocacional:  Vinde e vede!” (Jo 1, 39).
    Buscando descobrir os apelos de Deus, a jovem aceita o convite de Jesus: “E passa a participar dos encontros vocacionais que  acontecem nas comunidades dando inicio ao seu processo de discernimento vocacional, contanto com a ajuda e apoio das irmãs. E pode durar 1 ano.


    Aspirantado:  Mestre, onde moras?” (Jo 1, 38)
    O aspirantado  é a etapa onde a jovem  após fazer seu discernimento vocacional a Luz do Espirito opta por dar mais um passo em sua caminhada. Contando com  a ajuda da acompanhante e da comunidade religiosa, inicia seu caminho de seguimento a Jesus Cristo segundo o carisma da congregação sendo inserida a vida de oração, estudo, convivência fraterna, lazer e trabalho.


    Postulantado:  Vem e Segue-me!” (Mt 9, 9-13)
    Nesta etapa impelida pelo desejo de continuar  a conhecer a Jesus e segui-lo a jovem  é chamada a desenvolver uma espiritualidade alicerçada, desenvolvendo seus dons e integrando-os para estar atenta as necessidades do mundo, especialmente o apelo dos empobrecidos. Na dinâmica da caminhada sempre haverá espaços para  lazer e espontaneidade,  como passeios e recreios comunitários, onde junto das irmãs experimentará a alegria do seguimento partilhado.


    Noviciado:  Vinde a um lugar deserto e descansai um pouco.” (Mc 6,31)
    é um tempo privilegiado e de maior intensidade. Esta etapa é própria para a jovem experimentar  em suas entranha o chamado de Deus e ser  impregnada pelo seu amor que a fortalecerá na entrega de sua vida. Assumindo com gratidão o dom recebido.


    Juniorato: Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo. (II Tm 4,2)
    Após passar pela preparação do noviciado a jovem sente se pronta a assumir seu sim publicamente por meio da profissão dos votos de castidade, pobreza e obediência.  Cumprindo no seu dia a dia a missão de viver a misericórdia de Deus com alegria no meio dos mais necessitados que aprofundando o sentido de pertença, tornando sua a missão da Congregação.  Durante este tempo a jovem irmã poderá se dedicar aos estudos e a formações especificas para ajuda-la a melhor se preparar para a profissão solene.


    Formação permanente: “Quem fica unido a Mim, e Eu a ele, dará muito fruto, porque sem Mim vocês não podem fazer nada. “ (Jo 15, 5)
    A caminhada formativa não termina ao professar os votos perpétuos, pelo contrário, justamente por termos recebido mais precisamos nos doar mais. A formação permanente é o momento após a profissão dos votos perpétuos, em que a religiosa por meio de uma entrega total e radical busca a vivencia da santidade amando o Cristo pobre, Casto e Obediente presente nos mais necessitados.