Testemunho Vocacional

  • Irmã Fernanda Laydiane

    Sou irmã Fernanda Laydiane Proença de Carvalho, natural do Bairro Antunes em Guapiara, Estado de São Paulo; sou a segunda filha de Luiz e Suzana de uma família de cinco irmãos. Dia 19 de março de 2026 estarei completando 5 anos de entrada na Congregação das Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz, e dia primeiro de fevereiro de 2026 será minha  primeira profissão  religiosa em Itapetininga, São Paulo.


    Quando criança ajudava meus pais na agricultura, gostava muito de brincar com minhas irmãs e irmão, com animais e sempre me despertava  curiosidade os filmes religiosos e vida de santos. Não tinha muito conhecimento da vida religiosa consagrada. Quando criança não participei da catequese, somente com  20 anos  fiz a catequese para poder me crismar, que era meu sonho; na catequese tive conhecimento das vocações: sacerdotal, religiosa e leiga, e com isso me despertou a vontade de servir a Deus inteiramente, eu achava muito bonito os ministros que às vezes celebravam em nosso Bairro, mas a vocação Religiosa mexia profundamente comigo.


    Com o desejo de conhecer uma congregação Religiosa fiz pesquisas nas redes socias (Google e Facebook) no qual encontrei duas congregações religiosas próximas de minha cidade, uma em Itapeva-SP e a que estou hoje Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz em Itapetininga-SP.

     Dia 19 de Março de 2021 entrei na congregação como aspirante, foi um dia muito especial para mim o qual senti profundamente feliz em estar dizendo sim a Deus. Me identifiquei muito com o Carisma da congregação "viver o amor misericordioso de Deus com alegria".


    Me encontrei na Congregação com esse estilo de vida religiosa, vida comunitária, oração, estudo e missão. Chamou a atenção o compromisso com a vida, vida sempre em primeiro lugar, isso me ajuda a caminhar com o CORAÇÃO atento à PALAVRA de DEUS. Sou feliz em seguir os passos do meu Amado Jesus, o amor de Deus me sustenta e faz caminhar em direção aos meus irmãos(ãs).


    A vocação exige decisão para se lançar em caminhos desconhecidos, não tenha medo de entregar sua vida para Deus, se aventurar, se encontrar em Deus, a vocação é um chamado à felicidade plena. E você: qual é sua vocação?



    “Nós amamos por que ele nos amou primeiro”(1 João 4,19)

  • Irmã Mariza de Fátima Assis

    Sou irmã Mariza de Fátima Assis, natural de Riversul, Estado de são Paulo, primeira filha de uma família de 6 irmãos e em  11 de Julho de 2017 faço 30 anos de Consagração Religiosa nesta Congregação.

    Desde a infância, a vocação religiosa chamava a minha atenção, pois as irmãs tinham comunidade nesta cidade e eu achava muito bonito as irmãs cantarem na missa. No período da adolescência o desejo de consagrar-se ficou um pouco obscurecido mas com a participação em encontros de despertar vocacional o chamado tornou-se mais forte e me motivou a ir em busca de um discernimento.

    Conheci várias congregações religiosas e fiz a opção pelas irmãs Dominicanas de São José. Me identifiquei com a espiritualidade voltada para a contemplação da Palavra de  Deus e o anúncio dela aos que mais necessitam. Ao longo da minha caminhada fiz várias experiências, conheci muitas realidades diferentes e todas foram oportunidade de crescimento e resposta aos apelos de Deus para a Missão.

    Me sinto realizada na minha vocação e deixo um questionamento a você: Jesus Cristo continua chamando nas diferentes idades com muitas propostas para  diferentes respostas. Todos somos vocacionad@s para o serviço do Reino. O mundo está sedento de Paz e esperança. A vida na terra está ameaçada e todos somos responsáveis pela continuação da Obra deixada por Deus. Não deixe que a vida passe por você. Imprima sua marca do bem a tod@s que encontrar pelo caminho; e se Jesus te pede para deixar tudo e segui-lo não tenha medo, ele fará o caminho com você.