Região

  • Após a 2º Guerra Mundial, a Igreja da Europa e a Caritas Internacional se preocuparam com as pessoas que se refugiavam no Brasil vindo dos países atingidos pela guerra e que sofriam fora de sua pátria.

    A Cáritas, uma Instituição que ajuda as pessoas necessitadas, sabendo do trabalho missionário da Congregação das Irmãs Dominicanas de São José pediu as irmãs da Suíça três irmãs que abraçasse esse novo campo de missão. As irmãs atendendo este apelo de Deus enviaram três irmãs para apoiarem os membros da Colônia Entre Rios, Guarapuava, Paraná, Brasil que estava em planejamento. O projeto era de domiciliar 500 famílias inteiras, com todos os membros, inclusive os idosos, numa colônia agrícola. Foram planejadas e construídas 5 aldeias com 350 sítios e as instalações técnicas e estruturais necessárias, além disso, as Igrejas, escolas e salas comunitárias.

    Durante a viagem feita com o último transporte dos colonos as Irmãs Letícia, Irmã Camila e Irmã Maria Madalena começaram sua missão cuidando das crianças, pessoas idosas e doentes que estavam a bordo com elas e que tinham o sonho de reconstruir suas vidas agora em solo brasileiro.

    As irmãs se dedicaram incansavelmente a este projeto. Elas administraram o hospital, atendiam o grupo de jovens além de darem formação em artes domésticas e jardim de infância. E eram uma presença da alegria do Cristo Ressuscitado em meio aquelas famílias.

    Em março de 1953, devido a inúmeras dificuldades, a Schweitzer se retirou da colônia e o contrato com as Irmãs também não foi renovado. Entretanto, com grande espírito missionário e não querendo abandonar as pessoas a elas confiadas resolveram continuar a obra apostólica na colônia e com muita luta ampliaram o atendimento as famílias.

    Essas irmãs deixaram sua terra e vieram a um país desconhecido por perceberem que este povo precisava além de assistencialismo, alguém que lembrasse a eles o amor misericordioso de Deus. E com amor, dedicação e alegria as irmãs devolveram a eles a esperança de dias melhores na paz do cordeiro.