Madre Maria Theresia Gasteyer

  • Maria Theresia nasceu em 15 de março de 1835 em Nastatten, Alemanha. É a filha mais velha de 9 irmãos, dos quais 5 faleceram por volta dos 20 anos de vida. Três irmãs a seguiram na vida religiosa: Otitlie, Francisca e Wilhelmine. Foi batizada na Igreja Evangélica. No ano de 1842 caiu gravemente enferma por doze meses, depois de um ano pôde andar novamente. Com 12 anos decidiu ser católica.

    Com 18 anos começou a participar da vida social, encontrou emprego como educadora numa família condal na Hungria. No ano de 1857 aconteceu uma epidemia de cólera, ela cuidou dos doentes em vários povoados.

    Babette como era seu nome de batismo recusa os pedidos de casamento que lhe são feitos e procura um convento, mas não encontrou um que correspondesse a seus ideais.

    Em 1966 recebe cartas de Ilanz com o convite para trabalhar na Sociedade do Amor Divino e no ano seguinte vai para lá.

    Como irmã da Sociedade do Amor Divino (esse foi o nome que Depuoz deu à Comunidade de senhoras), Babette passou a se chamar Maria Theresia. Na ocasião, ela estava com 32 anos de idade. No ano seguinte (1868), ocorreu sua eleição como primeira Superiora Geral. Madre Maria Theresia se tornou assim a Co-fundadora da comunidade.

    Após a morte de Depuoz, em 19 de fevereiro de 1875, Madre Theresia assumiu a responsabilidade da continuação da obra. Ela enfrentou dificuldades financeiras, desconfianças e muita hostilidade. Mas superou com muito espírito de fé. Madre Theresia mostrou fortaleza interior e certamente a pequena árvore pôde superar anos de crise graças à sua fé.

    Em 1881 é eleita como Priora Geral, o Instituto se desenvolve e busca a aprovação da Igreja. Maria Theresia teve uma hemorragia ficou doente algumas semanas e no dia 19 de junho de 1892 falece. A Congregação contava com 156 membros.

    ORAÇÃO AOS FUNDADORES

    “Ó Deus que escolhestes João Fidel e Maria Theresia para vos servir em uma vocação especial, despertai pessoas generosas e dispostas a dar continuidade a esse carisma e pela vossa sabedoria, concedei-nos a graça de viver nossa vocação com perseverança e fidelidade para testemunhar o vosso Reino, amando a vós e aos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém”