Padre João Fidel Depuoz

  • Padre João Fidel Depuoz nasceu no ano de 1817 em Siat, na Suíça, uma vila pequena e afastada nas montanhas, mas com uma visão muito bonita. Foi dotado de um grande senso social, mesmo tendo vivido longe de seu Estado para estudar, percebe nas visitas em casa da família, a miséria Social na sua região.

    Padre João foi um homem de abertura e autenticidade muito grande, sempre manifestou em sua vida uma convicção de seguir um chamado especial, mostrou ser um homem de fé e oração, atento aos sinais dos tempos. Com sua visão ampla e percepção das necessidades, Padre João colocou em ação o que sentiu ser o Projeto de Deus para sua vida. Ele foi um homem estudioso, bondoso de coração, que não procurava outra coisa senão o bem.

    João Fidel não se cansava de insistir na universalidade da caridade. Todos devem ser ajudados sem distinção de raça, credo, língua, devemos fazer o bem a todos os necessitados indiscriminadamente; imitando assim o infinito amor e misericórdia de Deus.

    Certa vez doou partes de sua herança para geração de renda entre os pobres através das oficinas artesanais e lavouras. Também se dedicou como enfermeiro e sacerdote nos campos de guerra de Magento e Solferino, mais tarde na guerra alemã-francesa.

    Deixou a Ordem dos Jesuítas para dedicar-se ao seu povo pois tinha grande percepção das necessidades da realidade. Fundou um Instituto para atender as crianças sem escolas e também um pequeno hospital na cidade de Ilanz. Lutou com muitas dificuldades, mas estava lá como uma árvore exposta ao vento. Faleceu em 19 de fevereiro de 1875.

    ORAÇÃO AOS FUNDADORES

    “Ó Deus que escolhestes João Fidel e Maria Theresia para vos servir em uma vocação especial, despertai pessoas generosas e dispostas a dar continuidade a esse carisma e pela vossa sabedoria, concedei-nos a graça de viver nossa vocação com perseverança e fidelidade para testemunhar o vosso Reino, amando a vós e aos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém”