Fundação


  • Capela da Casa Geral
    Somos as Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz, uma Congregação Religiosa que nasceu em Ilanz, Suíça no ano de 1865 e que tem como carisma:

    “VIVER O AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS COM ALEGRIA”

    O fundador foi  Padre João Fidel Depuoz que nasceu numa pequena cidade chamada Siat, na Suíça, no ano de 1817. Ele ingressou na Ordem dos Jesuítas, foi ordenado sacerdote no ano de 1.851 e expulso da Suíça juntamente com os outros Jesuítas.

    Certa vez por ocasião de suas férias retorna à sua Terra natal e percebe a necessidade de seu povo que sofria com a falta de hospitais e de escolas para as meninas. Ouvindo o apelo de Deus, e percebendo a realidade de sua terra decide deixar a Congregação dos Jesuítas e em l.865, Pe. João dá início à sua obra fundando um Instituto Feminino para assumir definitivamente o seu ideal

    Padre João estava convencido de que sua meta era FAZER O BEM ONDE HOUVESSE MAIOR NECESSIDADE, MOVIDO UNICAMENTE PELO GRANDE AMOR QUE TINHA A DEUS E ÀS PESSOAS. Buscou colaboradoras para o ajudar a levar em frente a obra e encontrou em Maria Theresia Gasteyer, uma jovem alemã,  a mulher forte que o ajudaria nesta missão.

    Pe. João Fidel Depuoz, após muita luta e dedicação, e sem ver sua obra aprovada veio a falecer em 19 de fevereiro de 1.875 e Madre  Maria Theresia, co-fundadora dá continuidade à missão buscando o reconhecimento oficial do Instituto pela Igreja.

    Maria Theresia faleceu no dia 29 de Junho de 1892 e somente dois anos depois o Instituto conseguiu a aprovação da Igreja assumindo a Espiritualidade Dominicana e passaram a se chamar Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz, assumindo o espírito de São Domingos que buscava constantemente “CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS E TRANSMITIR OS FRUTOS DA  CONTEMPLAÇÃO”.

    Estamos presente no BRASIL desde 14 de Fevereiro de 1.952, quando por ocasião da 2º Guerra Mundial três irmãs vieram acompanhando famílias da Europa refugiadas da guerra até o interior do Estado do Paraná, cidade de Guarapuava que abrigadas pelo nosso País, aspiravam vida de qualidade e futuro de paz. Ali, nossas irmãs se aplicaram na educação e no atendimento aos doentes. Deus, mais uma vez intervindo em nossa história, faz nascer ali nossa presença missionária no Brasil, onde há 63 anos fazemos história com   nosso carisma: “Viver o amor misericordioso de Deus com alegria”.

  • Casa Geral

    Casa Geral vista de Ilanz

    Ilanz vista da Casa Geral

    Governo Geral

    Ilanz na Suíça

    Ilanz na Suíça