Para Refletir

  • Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz

      160 anos de fundação 

    Peregrinas de Esperança no Caminho da Paz

    Nós, Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz estamos celebrando 160 anos de fundação da Congregação. Tempo de elevar o coração a Deus e cantar como Maria: “A minha alma engrandece o Senhor e meu espírito exulta em Deus meu Salvador, pois o Todo Poderoso fez grandes coisas em meu favor” (Luc 1, 46.47)


    A nossa Congregação   teve seu início no ano de 1865 na Suíça. O fundador foi Padre João Fidel Depuoz que nasceu numa pequena cidade chamada Siat, na Suíça, no ano de 1817. Ele ingressou na Ordem dos Jesuítas, foi ordenado sacerdote e expulso da Suíça juntamente com os Jesuítas, em 1848.Por ocasião de suas férias, retorna à sua Terra natal, sente-se questionado pela realidade sofrida de seu povo, em especial as meninas sem escola e a falta de atendimento à saúde, decide redimensionar inteiramente sua vida atendendo aos apelos de 


    Deus, decide deixar a Ordem e retornar à Suíça.Na cidade vizinha chamada Ilanz, adquiriu uma escola, um pequeno hospital e em l.865, Pe. João Fidel Depuoz, determinado, dá início à sua obra construindo um Instituto Educacional aberto a todos. Pelo seu espírito ecumênico e pela novidade de sua obra, não fazia distinção de religião, idade, sexo ou raça.


    Para que sua obra tivesse continuidade fundou um Instituto Feminino que levou em frente seu nobre ideal. Quanto ao nome escolheu SOCIEDADE DO AMOR DIVINO, considerando o nome como síntese do seu objetivo e razão de ser. A vida toda e as atividades deviam ser impregnadas do amor de Deus e do espírito de uma santa alegria.  O Evangelho com o mandamento do amor era o ponto central para ele: “A Congregação há de cuidar para que todos os seus membros sejam em si um só coração e uma só alma” (Pe. João Fidel.)


    Padre João Fidel buscou colaboradoras para o ajudar a levar em frente seu ideal e encontrou em Maria Theresia a mulher forte que o ajudaria nesta missão, assim a obra iniciada por Padre João Fidel teve continuidade no tempo, pois ele morreu dez anos após ter iniciado esta grande missão.


    Somente  após 29 anos de existência da Sociedade do Amor Divino é que a sucessora de irmã Maria Theresia,  – sua irmã  Wilhelmine Gasteyer – consegue a aprovação da Igreja,  adotando a regra de vida de Santo Agostinho e as Constituições segundo a Ordem Dominicana,  assim  o Instituto se  inseriu  na mesma em 1894 e passaram a se chamar  Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz, assumindo o espírito de São Domingos que buscava constantemente “CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS E TRANSMITIR  OS FRUTOS DA SUA CONTEMPLAÇÃO”. São Domingos dizia: “O grão amontoado se estraga, espalhado frutifica”, no início de sua fundação ele havia enviado os irmãos dois a dois para que fossem pelo mundo e anunciassem o Evangelho.


    Hoje somos nós as continuadoras da missão iniciada por Padre João Fidel e levada em frente pelas suas colaboradoras, são 160 anos de dedicação ao Reino de Deus. Gratidão a todas as irmãs que já fizeram e fazem parte de nossa história nestes 160 anos de caminhada. Gratidão aos benfeitores, membros das diretorias de nossas Organizações, colaboradoras/es, funcionárias/os, que direta ou indiretamente nos ajudam a seguir em frente na missão.


    Gratidão a Deus pela condução de nossa história até os dias de hoje, somos “Peregrinas de esperança no caminho da Paz”; Ele nos sustentou e continuará a nos sustentar e nos iluminar no caminho. Que Maria, a missionária por excelência nos ajude a viver em uma igreja em saída, que não se esquiva de ser presença e esperança junto aos mais sofridos da sociedade.

     

     (Ir. Mariza, Priora Regional)